TROCA NAS LIDERANÇAS …
Mudança na Liderança, Troca de Líder, Juízo de Deus
Então os filisteus lutaram e Israel foi derrotado; cada homem fugiu para sua tenda. O massacre foi muito grande: Israel perdeu trinta mil homens de infantaria.
A arca de Deus foi tomada, e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram.
Naquele mesmo dia um benjamita correu da linha de batalha até Siló, com as roupas rasgadas e terra na cabeça.
Quando ele chegou, Eli estava sentado, observando em sua cadeira, ao lado da estrada, pois seu coração temia pela arca de Deus. O homem entrou na cidade e contou o que havia acontecido, e a cidade começou a gritar.
Eli ouviu os gritos e perguntou: “O que significa esse tumulto? ” O homem correu para contar tudo a Eli.
Eli tinha noventa e oito anos de idade e seus olhos estavam imóveis, e ele já não conseguia enxergar.
O homem lhe disse: “Acabei de chegar da linha de batalha; fugi de lá hoje mesmo”. Eli perguntou: “O que aconteceu, meu filho? “
O mensageiro respondeu: “Israel fugiu dos filisteus, e houve uma grande matança entre os soldados. Também os seus dois filhos, Hofni e Finéias, estão mortos, e a arca de Deus foi tomada”.
Quando ele mencionou a arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado do portão, quebrou o pescoço, e morreu, pois era velho e pesado. Ele liderou Israel durante quarenta anos.
Sua nora, a mulher de Finéias, estava grávida e perto de dar à luz. Quando ouviu a notícia de que a arca de Deus havia sido tomada e que seu sogro e seu marido estavam mortos, entrou em trabalho de parto e deu à luz, mas não resistiu às dores do parto.
Enquanto morria, as mulheres que a ajudavam disseram: “Não se desespere; você teve um menino”. Mas ela não respondeu nem deu atenção.
Ela deu ao menino o nome de Icabode, e disse: “A glória se foi de Israel”. Porque a arca foi tomada e por causa da morte do sogro e do marido.
E ainda acrescentou: “A glória se foi de Israel, pois a arca de Deus foi tomada”.
1 Samuel 4:10-22
A grande realidade neste texto é; Deus estava executando seu plano de correção na Liderança do Sacerdote Eli, e consequentemente no sacerdócio de sua família por levar o ministério na base da avareza colhendo ofertas do povo pelo medo usando até a força física para obtê-lo …
Se o homem lhe dissesse: “Deixe primeiro a gordura se queimar e então pegue o que quiser”, o auxiliar respondia: “Não. Entregue a carne agora. Se não, eu a tomarei à força”.
1 Samuel 2:16
Usavam sua posição no templo para obter benefícios sexuais das mulheres que ali chegavam para a adoração.
22Eli já era bem idoso quando ficou sabendo de tudo o que seus filhos faziam de errado a todo o povo de Israel, inclusive que eles se tinham relações promíscuas com as mulheres que serviam junto à entrada da Tenda do Encontro.
http://bibliaportugues.com/kja/1_samuel/2.htm
E, mesmo sendo repreendidos por seu pai o sacerdote Eli, não mudavam seus hábitos,
Nós, podemos perceber que o julgamento de Deus é certo, principalmente para aqueles que estão na liderança do ministério, não basta apenas identificar o desvio de conduta é necessário o confronto e sendo grave a falha lançar fora o fermento de dentro do ministério …
Deus julgará os de fora. “Expulsem esse perverso do meio de vocês”.
1 Coríntios 5:13
Neste ponto entendemos que Deus está preparando o cenário para uma mudança de Lideranças Espirituais no ministério …
Um verdadeiro seguidor do Senhor Jesus Cristo, entende bem essa mensagem pois, Deus não compactua com a igreja no formato do interesse financeiro ou de cooptar com o poder empresarial ou político.
Para não praticar a justiça social tão necessário em nossos dias …
Vendem a membresia como um produto de sua propriedade, esquecendo-se que o rebanho é do Senhor, as ovelhas pertencem a Deus e não aos homens ou denominações.
AP ELMO